ATENÇÃO - O SISTEMA DE ESTATÍSTICAS SERÁ ATUALIZADO, TAL COMO O DE ARMAS E ARMADURAS. O PADRÃO PARA ESSA SAGA SERÁ COMPLETAMENTE DIFERENTE DE QUALQUER OUTRO JÁ UTILIZADO ANTES.
MAGIA
Livros de magia do jogo serão adaptados ao rp, e cada magia (ofensiva ou não) precisará de um determinado nível para seu personagem.
As magias terão uma modificação no dano para cada, porém, as de nível mais alto terão menos chances de lançamento por combate.
Além disso, na quinta era, não há a possibilidade de lançar magias infinitamente. Inicialmente, seu personagem terá uma quantidade específica de runas, e terá de fazer mais interpretações para conseguir outras. Portanto, use magia moderadamente!
Também será necessária a especialização no estilo de magia: Água, fogo, terra e ar. Somente o livro de magia principal será aceito inicialmente, e os demais terão a necessidade da presença de níveis mais avançados para a aquisição mediante a interpretações específicas.
Sobre teleportes: Teleportes serão permitidos, com um custo grande em sua energia mágica/runas. Não serão permitidos em combate, pois há a necessidade de se concentrar para tais feitiços, mas anéis mágicos raros como o anel da vida farão isso por você.
COMBATE À DISTÂNCIA
As flechas e tipos de arco terão fatores de modificação no ataque, tal como os tipos de magia. Para os arqueiros, a aquisição de flechas será mais simples: Poderá ser feita somente com o uso de dinheiro. Novos arcos, porém, não serão tão simples de adquirir. Os de nível baixo, obviamente, serão fáceis, mas os de nível mais elevado e materiais complicados dependerão de recompensas de interpretações.
CORPO À CORPO
Fadiga e manutenção de equipamento será adicionada para maior realidade na interpretação. A fadiga determinará a quantidade de golpes que o personagem pode dar e receber sem começar a ter debuffs devido ao cansaço. A manutenção de equipamento não terá de ser feita necessariamente por outros: Um Cavaleiro de Faladore sabe como cuidar de suas armas e armaduras. Porém, será necessário um tempo de distância entre as batalhas para que o equipamento seja cuidado. Caso contrário, o personagem poderá pagar a algum especialista para fazê-lo rapidamente, ou terá descontos na efetividade de suas estatísticas.
COMBATE EM GERAL
Não será permitido que os personagens tenham estatísticas nas três habilidades de combate simultaneamente. Inicialmente, você terá de focar numa principal e ter uma secundária para si, e limites serão estabelecidos para seu conhecimento na secundária. Por exemplo, você poderá ser um guerreiro que usa magia para se beneficiar em alguns momentos, mas nunca terá a mesma efetividade ou capacidade que magos bem-treinados e especializados.
O seu conhecimento na habilidade secundária será equivalente a 1/3 do seu nível de combate. Ou seja, tendo nível 99 em combate e sendo um guerreiro com especialização secundária em magia, terei o conhecimento equivalente a um mago de nível 33.