Na maioria das sagas passadas, a criação de inimigos sempre foi uma questão controversa, pois em algumas ocasiões as pessoas responsaveis por eles podiam colocar estatísticas altas demais, ou baixas demais. Em outras, os inimigos que deviam ser comuns, tornavam-se poderosos, causando algumas vezes até a morte de personagens principais.
Um aspecto que me chamou a atenção foi o fato do inimigo ter necessariamente que ser mais forte que seu personagem na maioria das vezes, o que é algo que não faz sentido. Afinal, os personagens não treinam a toa, e Guilenor não possui somente pessoas bem treinadas e prontas para o combate.
Para resolver esses problemas, a criação de inimigos na saga da quinta era será automatizada também, como boa parte das coisas.
CRIANDO SEU INIMIGO
Primeiramente, deve-se definir que tipo de inimigo ele será. Para tal, um dado de três faces será rolado, e ele definirá se esse NPC é mais fraco, de mesma habilidade, ou mais forte.
Em seguida, outro dado será rolado para definir a classe desse seu inimigo.
Uma tabela será criada com predefinições de estatísticas para inimigos de nível 1, com base na tabela de estatísticas de classes. Com isso, tudo o que será necessário é adaptar ao nível do seu personagem.