Após receber sua recompensa por seus esforços em Karamja, Vladimir rumaria para o sul de Kandarin, para auxiliar em deter a Legião Ardente. Ele se reuniria com o governante da cidade e organizaria um ritual com os elementos para tentar deter a Legião quando a batalha começasse. Logo que o fizesse, no entanto, ele seria interceptado por Astha'Roth. Eles acabariam em um duelo, apenas para que Vladimir fosse derrotado e marcado por ele. O demônio diria que, por conta daquele combate, o qual lhe pareceu digno, ele mataria todas as pessoas na cidade, deixando apenas Vladimir vivo.
Vladimir acordaria em Ikov, extremamente ferido, e ignorando qualquer aviso, partiria para Uzer. Ao chegar lá, ele teria requisitado o Grimório da Servidão de Reynald em Chernigov, o qual ele estudaria por alguns dias e então entraria em contato com o Primeiro Nomo, buscando o portal para Infernus que lá estava. Não daria muito certo, e aquilo resultaria em, numa medida drástica, o homem causando uma gigantesca tempestade como distração, se infiltrando no lugar e encontrando o portal. Ele seria testado por um dos Guardiões do Proibido, de Icthlarin, apenas para que este o deixasse passar. Lá, ele mudaria o foco do portal, sugaria a alma e chama de Thammaron para si, sendo drasticamente modificado, e apareceria no meio do deserto.
Ele iria de volta a Uzer, tentando auxiliar contra a Legião, apenas para ser capturado pelos humanos. O Marquês, ao notar que este havia sido "corrompido", o levaria preso e exigiria que o Rei Erik o julgasse. No meio do caminho, no entanto, Chama o resgataria e eles partiriam para Chernigov.
Vladimir, agora inimigo público, seria intimado a Nekromantyia por Simon. Tornando as coisas mais curtas, Simon entregaria tudo para Vladimir. Este arrebentaria a orbe que o controlava, selaria a que controlava a irmã, encantaria sua foice com a alma de Reynald Strider, tomaria para si todos os artefatos no cofre, iniciaria treinamentos contra demônios para os Cavaleiros da Morte, assim como diversas defesas anti-demônio na Torre, e iniciaria o projeto de uma nova arma...