Lothair Alior recebeu o seu pai, Dagobert, em Porto Sarim após uma longa expedição comercial no Oriente. Seu pai trouxe consigo novas fortunas das suas viagens, e uma demanda. Lothair deveria se casar com a filha do Marquês de Crandor, Aellin Burgold, mas sua proposta foi recusada, então caía sob os seus ombros a responsabilidade de conseguir um título da alta nobreza para a sua família.
Lothair viajou até Crandor, trazendo consigo o encantador do mar Wang Pi e outras maravilhas do Oriente. Apresentado à corte do marquês, Lothair atraiu a atenção do marquês com ofertas que contribuiriam para a prosperidade de Crandor, e a atenção das suas filhas com o seu charme, especialmente uma delas: Anillia. O filho e herdeiro, Baellin Burgold, havia marchado para a guerra.
Ele também atraiu a atenção de competidores, que tentaram sequestrar Wang Pi, o criador das maravilhas do Oriente que Lothair prometera ao Marquês. Com a ajuda do filho bastardo do marquês, Aellin, e a sua companhia de mercenários, Lothair encontrou e recuperou Wang Pi do esconderijo dos puristas, uma seita xenofóbica e que luta pelo retorno dos antigos privilégios da nobreza. Ele também foi responsável pela prisão dos criminosos, muitos dos quais eram pequenos nobres.