Em um dia chuvoso em Yanille, enquanto Rothris e Aizen conversavam durante a espera para o inicio da corte, Gustav invadiria o interior do Forte da Vigilância, puxando um unicórnio negro por rédeas, com um corpo de uma mulher sobre o unicórnio e um guardião carregando uma criança de no máximo 2 anos. Após uma discussão com Rothris, mostrando que a mulher seria a irmã mais nova dos dois e revelando a criança ser a filha de sua irmã, Isabel, Gustav entregaria a criança para Rothris e diria que agora esta seria a filha dele, pois Rothris pelo menos uma vez na vida devia fazer algo por sua irmã, então, ele partiria de volta a Ardonha, para se vingar, Aizen o seguiria.
Em Ardonha e com Aizen o seguind, Gustav iria até a casa do Capitão da Guarda, entrando pela porta dos fundos e descendo pelo alçapão na cozinha, Gustav na base secreta de um grupo Patriótico-Religioso de Kandarin, este, deseja o fim de Nova Kandarin e o Reino "de volta a sua verdadeira glória". Gustav iria até a sala de reuniões, enquanto os homens não estivessem lá e massacraria todos: Velhos, Mulheres e Crianças, quando os homens chegassem, incluindo o Capitão da Guarda, Gustav travaria uma intensa batalha, aonde Aizen chegaria em seguida e o ajudaria. Após vencerem o combate, Aizen tentaria evitar que Gustav acabasse com esses últimos três, o que seria em vão, Gustav teria matado, decapitado e estripado todos na sala, então, iria até a biblioteca ao lado com Aizen e pegaria alguns diários do Capitão e livros e incendiando a sala, ao sair, fecharia a porta de metal para o fogo abafar lá dentro, e antes de sair, jogaria um amuleto de Zamorak no chão.
Enquanto voltavam para Donha, Gustav explicaria para Aizen seu plano: Com o líder do grupo morto, a voz deles em Kandarin teria sido calada e a forma que Gustav matou a todos, incluindo queimaduras pelo gelo em muito baixa temperatura, o estripamento e queimar a biblioteca, seriam sinais Zamorakianos e por último, o amuleto de Zamorak. Conforme iam a Donha, Gustav convidaria Aizen para ir "visitar um amigo Zamorakiano dele", Aizen aceitaria. Em Donha, eles partiriam para Nohr.
Recompensas:
+1 Nível para Rothris e Aizen.
Relatórios e Diários da Guarda de Ardonha.
Relato sobre os "Paladinos de Ardonha", o grupo de Patriotas-Religiosos de Kandarin.