Tipos de navios:
Galeão - Navios grandes, com muito espaço para tripulação e canhões. Ideal para os que gostam de saquear, mas precisam de poder de fogo também. Comporta até 20 canhões (Exceção para os navios especiais). Comporta até 700 passageiros.
Caravela - Pequenas, rápidas e com poderio bélico. As caravelas são ideais para ataques rápidos e fuga. Comparadas às fragatas ou aos galeões, é pequena, não tendo sequer metade da capacidade de um galeão. Mas compensa isso com a velocidade. Ela comporta até 10 canhões. Comporta no máximo 300 passageiros.
Fragata - Enormes, muito lentas e com poderio bélico impressionante. Uma fragata pode acabar com 2 ou 3 caravelas, se estiver nas mãos certas. Grande espaço para passageiros e tripulação, assim como para guardar tesouros. Comporta até 30 canhões. Comporta no máximo 1000 passageiros.
Dracares de Guerra - Navios robustos com esporões fortes na proa para abalroar os inimigos violentamente. Têm cascos grandes e largos, com mais de um andar. Em alguns casos, cabines confortáveis podem ser encontrados. Esses navios, porém, não possuem espaços para canhões. Comportam no máximo 500 passageiros.
Galés - Tendo remos e velas, mas sendo maiores que dracares, galés de guerra são poderosos navios que utilizam-se dos diversos remos para ter uma velocidade absurda e abalroar navios inimigos antes que possam ter reação. Não utilizam canhões e podem levar até 800 passageiros.
Dromons - Enormes navios com cascos reforçados e grande capacidade bélica. Ao invés de canhões, levam armas de cerco. Possuem 200 remos e quatro velas, fazendo deles extremamente rápidos mesmo com seu tamanho. O casco é arrojado e o porão é curto e bem dividido, tendo espaço suficiente para tudo sem que o deixe lento. Comportam no máximo 150 passageiros.
Navios especiais são navios criados com mais força bélica, tamanho, velocidade, etc. O custo de um navio especial é o triplo de um navio comum, tendo no máximo o dobro de suas estatísticas.
Outros navios podem ser produzidos em estaleiros. O projeto deles deve ser apresentado na administração, e eles terão as estatísticas e preços definidos.
Fugas
Galés e Dracares têm três chances de fuga numa batalha, Caravelas têm duas chances de fuga numa batalha, enquanto galeões têm só uma e fragatas, nenhuma.
Preços
Caravelas - 15.000 moedas de ouro, 1.500 moedas de ouro por trimestre como manutenção. (A cada trimestre sem manutenção, há um decréscimo de 25% nas estatísticas, até que finalmente se quebre completamente.)
Galeões - 30.000 moedas de ouro, 3.000 moedas de ouro por trimestre como manutenção. (A cada trimestre sem manutenção, há um decréscimo de 25% nas estatísticas, até que finalmente se quebre completamente.)
Fragatas - 50.000 moedas de ouro, 5.000 moedas de ouro por trimestre como manutenção. (A cada trimestre sem manutenção, há um decréscimo de 25% nas estatísticas, até que finalmente se quebre completamente.)
Dracares - 10.000 moedas de ouro, 1.000 moedas de ouro por trimestre como manutenção. (A cada trimestre sem manutenção, há um decréscimo de 25% nas estatísticas, até que finalmente se quebre completamente.)
Galés - 13.000 moedas de ouro, 1.300 moedas de ouro por trimestre como manutenção. (A cada trimestre sem manutenção, há um decréscimo de 25% nas estatísticas, até que finalmente se quebre completamente.)
Dromones - 20.000 moedas de ouro, 4.000 moedas de ouro por trimestre como manutenção. (A cada trimestre sem manutenção, há um decréscimo de 25% nas estatísticas, até que finalmente se quebre completamente.)
Lembrando que cada canhão aumenta em 1% o valor do navio na hora da contratação, mas não o faz na manutenção.
Tripulação
Soldados de terra não podem ser usados para navegar, para tal são necessários marinheiros (ao menos um batalhão de marinheiros para conduzir o navio). Quando lutando em batalhas marítimas, batalhões de soldados comuns podem lutar, mas têm uma redução de 20% em suas estatísticas ofensivas e defensivas.
As estatísticas de marinheiros funcionam no mesmo esquema dos batalhões de sistemas militares, assim como as contratações dos mesmos. Casos especiais, como alianças com piratas ou trabalhadores autônomos, devem ser avaliados pela administração.
Estatísticas
Caravela
Pontos vitais: 8.000
Dano: (Depende da quantidade de canhões contratados na mesma. Cada canhão dá 500 em dano.)
Dano físico: 3.000
Galeão
Pontos vitais: 12.000
Dano: (Depende da quantidade de canhões contratados na mesma. Cada canhão dá 500 em dano.)
Dano físico: 5.000
Fragata
Pontos vitais: 18.000
Dano: (Depende da quantidade de canhões contratados na mesma. Cada canhão dá 500 em dano.)
Dano físico: 8.000
Dracar
Pontos vitais: 5.000
Dano: Nenhum.
Dano físico: 10.000
Galé
Pontos vitais: 4.000
Dano: Nenhum.
Dano físico: 15.000
Dromone
Pontos vitais: 8.000
Dano: (Depende das armas de cercos a serem colocadas no navio.)
Dano físico: 15.000
Abordagem
Caso consiga se aproximar de outro navio o suficiente para abordá-lo, seus tripulantes podem engajar combate com os do outro para tentar tomá-lo. Para isso, é necessária a rolagem de dados importantes para a aproximação e invasão.
Resultados:
1 - A aproximação é falha, seu navio recebe todo o dano dos canhões do outro.
2 - A aproximação é atrasada, dando espaço para outra tentativa
3 - A aproximação é feita, mas seu navio recebe 50% do dano dos canhões do outro.
4 - A aproximação é perfeita.
Combate Naval
Para o combate naval, são usados dados importantes também. Os resultados são os seguintes:
1 - Seu navio não consegue causar dano ao navio inimigo, recebendo 50% do dano utilizado pelo mesmo.
2 - Seu navio causa 50% de dano ao navio inimigo, mas é contra-atacado com 25% do dano do mesmo.
3 - Seu navio causa 75% de dano ao navio inimigo, mas é contra-atacado com 10% do dano do mesmo.
4 - Seu navio é muito bem sucedido, causando 100% do dano ao inimigo.
Navios que não possuem canhões precisam de um turno para se aproximar do inimigo e outro para atacar. Cada ataque deles leva dois turnos, pois precisam se afastar para tornar a fazê-lo, ou abordar o inimigo com sua tripulação. São ideais para combates de choque.